Muitos estão já em contagem decrescente para o Natal: fazem-se listas de presentes (mas só aqueles que tentam fugir ao stress dos presentes de última hora); planeia-se o menu natalício e pensa-se numa bebida que possa harmonizar na perfeição com esta quadra. Tão importante como escolher a bebida perfeita, é optar pelo copo mais indicado.
Douro: dono de paisagens de cortar o fôlego, saídas de um quadro. Uma região fascinante onde a gastronomia é de excelência e os vinhos de uma riqueza ímpar - não vamos esquecer que o Douro é a primeira DOC do mundo, datada de 1756!
Se já experimentou um vinho fortificado, facilmente percebeu que difere bastante dos vinhos ditos tranquilos (tintos, brancos, rosés e espumantes). Os fortificados distinguem-se por um elevado teor alcoólico e aromas diferenciados.
Já se questionou se existe açúcar no vinho? Se sim, certamente que chegou à conclusão de que existem vinhos sem açúcar e outros com o dobro do açúcar presente em refrigerantes. Sim, leu bem: existem vinhos com mais açúcar do que um refrigerante!
Vamos tentar perceber os níveis de açúcar presentes no vinho. Acompanha-nos?
Com a chegada do bom tempo, os grelhados fazem cada vez mais parte das refeições de todos nós. Mas será que sabe qual o vinho que combina melhor com cada grelhado?